O que é a responsabilidade social empresarial? (2024)

A responsabilidade social empresarial (RSE) ou responsabilidade social corporativa (RSC) é a obrigação que uma organização com fins lucrativos tem de melhorar o ambiente em que atua, ou seja, melhorar a economia, a sociedade e a cultura da comunidade ao seu redor. A RSE vai além do cumprimento das leis e normas necessárias e do funcionamento normal da empresa, atribuindo a ela um papel ativo e voluntário no apoio a iniciativas de impacto local. Isso significa que a empresa realiza um trabalho social comunitário para retribuir à comunidade parte da riqueza que ela gera diariamente.

Importância da responsabilidade social empresarial

A responsabilidade social empresarial é fundamental para integrar o mundo corporativo à comunidade, evitando que as empresas operem de forma desconectada das necessidades do seu ambiente. O objetivo da RSE é promover o diálogo entre as partes e integrar a empresa ao ecossistema social, econômico e cultural da cidade, ao mesmo tempo em que traz benefícios específicos para as organizações.

Tipos de responsabilidade social empresarial

A responsabilidade social empresarial pode ser classificada de acordo com a área específica de impacto que tem na comunidade. Existem três grandes áreas de impacto:

  1. Impacto econômico: refere-se a iniciativas destinadas a melhorar o nível de vida da comunidade, promovendo dinâmicas de troca ou empreendedorismo local, ou patrocinando estudantes, atletas ou artistas financeiramente.

  2. Impacto ambiental: envolve iniciativas destinadas a cuidar ou promover a preservação do meio ambiente, como campanhas de reciclagem, limpeza ambiental, reflorestamento ou educação para o consumo responsável. Isso também se aplica a melhorias urbanas, como reparação de ruas ou limpeza urbana, que beneficiam o ambiente vital da população.

  3. Impacto social: refere-se a iniciativas mais relacionadas à vida comunitária, como planos de promoção da cultura e do esporte, planos educacionais ou promoção de novas formas de interação social por meio de eventos, fóruns, feiras, etc.

    Benefícios para a empresa

Assim como a comunidade se beneficia das iniciativas desenvolvidas pela RSE, as organizações também recebem benefícios diretos ou indiretos para o seu funcionamento, tais como:

  • Fidelização da clientela: a presença da empresa na comunidade gera uma visão positiva, benéfica, que aumenta a aceitação das suas campanhas na comunidade, dando-lhe uma vantagem sobre a concorrência. Isso é conhecido como fidelização, quando os clientes se tornam fiéis à empresa e a escolhem em detrimento de outras, sentindo que estão colaborando com essas iniciativas sociais.

  • Redução de impostos e custos operacionais: como recompensa por seus investimentos no desenvolvimento local, o Estado costuma beneficiar as empresas reduzindo sua carga tributária. Além disso, a melhoria do ambiente em que a empresa opera também melhora a qualidade de trabalho dos funcionários.

  • Abertura de novos mercados: muitas vezes, as iniciativas de patrocínio econômico e social realizadas pelas empresas se transformam em novos mercados ou novas áreas de investimento que permitem a diversificação dos interesses corporativos.

  • Flexibilidade e maior capacidade de adaptação: a proximidade entre a empresa e o ambiente fornece um feedback importante, permitindo que a empresa desenvolva novas estratégias para alcançar seus clientes, expandindo assim sua área de influência.

    Exemplos de responsabilidade social empresarial

Existem diversos exemplos de campanhas de RSE que empresas têm realizado:

  • Investimento da Starbucks na América Central: a famosa rede de cafeterias apoia pequenos produtores de café em países como Costa Rica, Guatemala, Nicarágua e Honduras, apostando no crescimento internacional do segmento cafeeiro no mundo, em vez de uma exploração anônima dos recursos do Terceiro Mundo. Isso se traduz em maior visibilidade para os produtores e em um tratamento melhor do que as empresas tradicionais ofereceriam.

  • Iniciativa Less Waste da Levi's: essa empresa americana de jeans comprometeu-se com o desenvolvimento sustentável, reduzindo ao máximo a geração de resíduos e o consumo de água, além de aproveitar pelo menos 20% de materiais reciclados.

  • Red Bull Academy: a empresa Red Bull, criadora de bebidas energéticas, desenvolveu um programa de capacitação social conhecido como Amaphiko Academy, que patrocina projetos locais de melhoria de vida. A ideia é que, aos poucos, seja possível gerar um grande impacto social.

    Conclusão

A responsabilidade social empresarial desempenha um papel fundamental na integração entre o mundo corporativo e a comunidade. Ela vai além do cumprimento das leis e normas, atribuindo às empresas um papel ativo e voluntário no apoio a iniciativas de impacto local. Além de trazer benefícios para a comunidade, a RSE também traz vantagens para as próprias organizações, como fidelização da clientela, redução de impostos e custos operacionais, abertura de novos mercados e maior capacidade de adaptação. Através de exemplos concretos de campanhas de RSE, é possível ver como as empresas podem contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades em que atuam.

O que é a responsabilidade social empresarial? (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Clemencia Bogisich Ret

Last Updated:

Views: 6382

Rating: 5 / 5 (80 voted)

Reviews: 87% of readers found this page helpful

Author information

Name: Clemencia Bogisich Ret

Birthday: 2001-07-17

Address: Suite 794 53887 Geri Spring, West Cristentown, KY 54855

Phone: +5934435460663

Job: Central Hospitality Director

Hobby: Yoga, Electronics, Rafting, Lockpicking, Inline skating, Puzzles, scrapbook

Introduction: My name is Clemencia Bogisich Ret, I am a super, outstanding, graceful, friendly, vast, comfortable, agreeable person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.