O Infinitivo na Língua Portuguesa: Flexionado e Não Flexionado (2024)

O infinitivo é uma forma nominal do verbo que pode ser flexionada ou não flexionada. O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é complexo, pois existem casos em que ele deve ser flexionado, em outros casos ele pode ser flexionado, e em outros ainda ele não se flexiona.

Infinitivo Flexionado

O infinitivo é considerado flexionado quando possui desinências verbais, que são as seguintes:

  • -es: para a segunda pessoa do singular (tu)
  • -mos: para a primeira pessoa do plural (nós)
  • -des: para a segunda pessoa do plural (vós)
  • -em: para a terceira pessoa do plural (eles, elas)

A primeira pessoa do singular (eu) e a terceira pessoa do singular (ele, ela) são representadas pelo infinitivo não flexionado.

Exemplos de infinitivo flexionado:

  • Era para eu cantar- Era para tu cantares- Era para ele cantar- Era para nós cantarmos- Era para vós cantardes- Era para eles cantarem O infinitivo flexionado, nas conjugações dos verbos regulares, é idêntico ao futuro simples do subjuntivo. O futuro do subjuntivo participa de orações iniciadas comumente pela conjunção "se" ou pela conjunção "quando", ou ainda por expressões como "assim que...", "sempre que...", indicando hipótese condicional ou temporal. Já o infinitivo flexionado participa de orações iniciadas comumente por preposição (a, de, para, por...), indicando significado declarativo.

Exemplos de futuro do subjuntivo:

  • Se eles chegarem mais cedo, participarão da abertura do evento- Quando nos aproximarmos da casa, saiam correndo- Sempre que falarem com ele, tomem muito cuidado com o que irão dizer

    Infinitivo Flexionado com Sujeito Claro

O infinitivo flexionado é utilizado quando o sujeito é claro, ou seja, quando há um pronome ou um substantivo escrito na mesma oração do verbo, funcionando como sujeito dele.

Exemplos de infinitivo flexionado com sujeito claro:

  • Não é necessário vocês chegarem mais cedo- Não mediremos esforços para vós serdes bem atendidos Mesmo quando o sujeito não está escrito na oração, pode-se flexionar o infinitivo para deixar a frase mais elegante. Em alguns casos, se não houver a flexão, ocorrerá ambiguidade.

Exemplos de infinitivo flexionado com sujeito não claro:

  • Não é necessário chegarem mais cedo- Está na hora de começarmos o trabalho

    Infinitivo Flexionado com Sujeito Diferente

O infinitivo flexionado é utilizado quando o sujeito do verbo no infinitivo é diferente do sujeito do verbo da outra oração.

Exemplos de infinitivo flexionado com sujeito diferente:

  • Meninos, vejo estarem atrasados mais uma vez- Falei a eles sobre a vontade de deixarmos o time Se o sujeito do verbo no infinitivo for o mesmo do verbo da outra oração, a flexão do infinitivo não é necessária, mas também não é proibida.

Exemplos de infinitivo não flexionado com sujeito igual:

  • Reunir-nos-emos com eles para apresentar os problemas da empresa- Os escoteiros chamaram os chefes para apresentar o relatório

    Infinitivo Não Flexionado

O infinitivo não flexionado é utilizado em diferentes casos:

1) Como verbo principal de locução verbal, o infinitivo não é flexionado.

Exemplos de infinitivo não flexionado como verbo principal de locução verbal:

  • Os alunos podem sair mais cedo hoje- Eles não podem fazer isso! 2) Sujeito acusativo: quando o verbo da oração principal for causativo (fazer, mandar, deixar...) ou sensitivo (ver, sentir, ouvir...) e o complemento desse verbo for uma oração cujo verbo esteja no infinitivo ou no gerúndio, chamamos o sujeito do infinitivo ou do gerúndio de sujeito acusativo. Se o sujeito acusativo for um pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, nos, vos, os, as) ou um substantivo singular, usa-se o infinitivo não flexionado.

Exemplos de infinitivo não flexionado com sujeito acusativo:

  • Mandei o garoto sair de lá- Mandei-os sair de lá 3) Quando o infinitivo não se refere a sujeito algum, ele é não flexionado.

Exemplo de infinitivo não flexionado sem sujeito:

  • Navegar é preciso, viver não é preciso 4) Quando, após adjetivo, preceder o infinitivo de preposição, ele é não flexionado.

Exemplo de infinitivo não flexionado após adjetivo e preposição:

  • São casos difíceis de solucionar 5) Quando o infinitivo der valor de imperativo (ordem, pedido, conselho, apelo), ele é não flexionado.

Exemplo de infinitivo não flexionado com valor de imperativo:

  • Soldados, recuar!

    Conclusão

O estudo do infinitivo na Língua Portuguesa é complexo, com diferentes regras para sua flexão ou não flexão. É importante compreender essas regras para utilizar corretamente o infinitivo em diferentes contextos.

O Infinitivo na Língua Portuguesa: Flexionado e Não Flexionado (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Duane Harber

Last Updated:

Views: 6284

Rating: 4 / 5 (71 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duane Harber

Birthday: 1999-10-17

Address: Apt. 404 9899 Magnolia Roads, Port Royceville, ID 78186

Phone: +186911129794335

Job: Human Hospitality Planner

Hobby: Listening to music, Orienteering, Knapping, Dance, Mountain biking, Fishing, Pottery

Introduction: My name is Duane Harber, I am a modern, clever, handsome, fair, agreeable, inexpensive, beautiful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.